UMA VISITA A CASA DE ÁQUILA

“As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa”. I Corintios 16:19

Venha comigo, numa visita a cidade de Éfeso. Iremos visitar Áquila e Priscila, pessoas de negócios e líderes de igreja, leigos.

“Boa noite Áquila”... Sabemos que você é um dos membros desta igreja. Podemos entrar um pouco para visitar?
“Certamente que sim! Entrem!”

Se você não se importa, gostaríamos que nos contasse de que maneira as igrejas aqui na Ásia Menor cuidam dos seus programas de ganhar almas. Lemos que você tem sido um membro da igreja de Corinto e de Roma, assim como desta aqui em Éfeso. Você deve ser muito qualificado para nos falar sobre o evangelismo da Igreja no Novo Testamento. Se você não se importar, gostaríamos de visitar a sua igreja, enquanto estivermos aqui.
“Sentem-se. Vocês já estão no local de reuniões. A igreja se encontra aqui na minha
casa.”


“Você não tem um prédio da igreja?”
“O que é um prédio de igreja? Não, acho que não temos.”

“Diga-nos, Áquila, o que a sua igreja está fazendo para evangelizar Éfeso? O que você está fazendo para alcançar a cidade com o Evangelho”?
“Oh, nós já evangelizamos Éfeso. Todas as pessoas na cidade entendem o Evangelho claramente.”

“Como a igreja fez isto? Vocês não têm rádio, televisão, comunicações eletrônicas ou imprensa. Você teve muitas campanhas evangelísticas?”
“Não. Como você provavelmente ouviu, nós tentamos as reuniões em massa nesta área, mas as maiorias das vezes acabavam na prisão.”

“Como você fez, então?”
“Nós simplesmente fomos a todas as casas na cidade. Essa foi a maneira que a igreja em Jerusalém primeiro evangelizou aquela cidade (At 5:42). Os discípulos lá, evangelizaram a cidade inteira de Jerusalém, num curto espaço de tempo. Todas as outras na Ásia Menor seguiram o exemplo deles.”


“É eficiente em toda parte?”
“Sim, e. há tantos convertidos que alguns dos líderes gentios temem que as religiões deles venham a morrer. Quando Paulo deixou Éfeso pela última vez, ele nos recomendou que continuássemos seguindo este mesmo procedimento” (At 20:20).

“Áquila, isso é surpreendente! Neste grau de velocidade, não há como dizer quantas pessoas estão ouvindo e reagindo ao Evangelho.”
“Oh, você não sabia? Nós já compartilhamos o Evangelho com cada pessoa na Ásia Menor, com os judeus e os gregos” (At 19:10).

“Isto não é possível. Você não quer dizer todos!”
“Sim, todos.”

“Mas isto incluiria Damasco, Éfeso, dúzias de cidades grandes, assim como aldeias. E as tribos nômades no deserto? Quanto tempo levou para que as igrejas chegassem a todas essas pessoas?”
“Não muito tempo: 24 meses, para ser exato” (At 19:10). “A mesma coisa está acontecendo na África do Norte e no Sul da Europa. O Evangelho já alcançou também a Espanha. Ouvimos sobre uma terra chamada Inglaterra e, neste momento, muitos cristãos devem estar lá.”

“Áquila, o que você está nos contando é incrível! Você tem feito mais, numa geração do que nós temos feito em mil anos!”
“Isso é estranho. Tem sido muito simples para nós, fazê-lo. É difícil de acreditar que as coisas estejam caminhando tão vagarosamente para vocês. Talvez haja uma forma melhor para espalhar as boas novas, do que pregar nos prédios das igrejas. Talvez vocês precisem tentar os nossos métodos.”

A visita à casa de Áquila nos ensina uma grande lição. Não existem métodos para ganhar almas e alcançar os perdidos, mais eficientes que os apresentados pela igreja de Atos.

Então que nossas casas sejam como a casa de Priscila e Áquila, um lugar de adorar ao Senhor. Que nossos objetivos seja o mesmo objetivo dos cristãos da igreja primitiva, que é alcançar os perdidos. Cumprir o ide do Senhor Jesus...

Pr. Nivon Lima

Obs.
Partes deste Texto foram extraídas do Livro “Cajado do Pastor”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOZ PROFÉTICA